Apresentação

É com satisfação que a comunidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP-USP, apresenta o site comemorativo de seu Jubileu de Ouro. Criado pelo Decreto Estadual no. 52.326, de 16 de dezembro de 1969, que aprovou a reestruturação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Psicologia inicia suas atividades em janeiro de 1970.

Este Site foi idealizado com muito carinho pela Comissão dos 50 anos do IPUSP e confeccionado pela Seção de Apoio Institucional coordenada por Islaine Maciel e Rodrigo Marinangeli Vasconcellos, da Seção de Informática, e colaboração das estagiárias do IP Comunica Caroline Cardoso e Juliane Ferreira dos Santos, numa plataforma concedida pela Incubadora Sites USP.

Nesses 50 anos, o Instituto de Psicologia – IP tem como Missão formar psicólogas e psicólogos, docentes, pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com os princípios democráticos e ético-políticos da ciência e da profissão em Psicologia e com as realidades social, econômica, educacional, cultural, política e ambiental do país; profissionais detentores de uma formação crítica, diversificada e abrangente, articulada ao ensino, à pesquisa, à cultura e à extensão sobre sólidas bases conceituais e metodológicas, para atuar no ensino, na geração e disseminação da pesquisa, produção científica, atendimento à comunidade e políticas públicas, visando enfrentar as desigualdades e promover a melhoria da qualidade de vida, colaborando para a definição, conquista e acesso a direitos, nas esferas da saúde, educação, justiça, assistência social e cultura.

Apresentamos, neste site Comemorativo dos 50 anos do IP–USP, as atividades que a Comissão dos 50 Anos do IP, aprovada pela Congregação, preparou para este ano de 2020, que contará com ações no campo da Memória, da História por meio de publicações, exposições, lançamento de livro, o percurso da Linha do Tempo, e IP em Imagens, os principais protagonistas: Professores Eméritos, Diretores, Docentes, Servidores, Estudantes e a Natureza que constitui esse lindo espaço físico em que estamos situados no Campus Butantã, Cidade Universitária, em São Paulo..

Convidamos a todos e todas a conhecerem um pouco mais do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, da trajetória de seus construtores, de suas conquistas e de perspectivas para o futuro da ciência e da profissão.

Parabéns ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo pelo seu Jubileu de Ouro!

 

Marilene Proença Rebello de Souza

 

Scroll to top