É com satisfação que a comunidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP-USP, apresenta o site comemorativo de seu Jubileu de Ouro. Criado pelo Decreto Estadual no. 52.326, de 16 de dezembro de 1969, que aprovou a reestruturação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Psicologia inicia suas atividades em janeiro de 1970.

Nesses 50 anos, o Instituto de Psicologia – IP tem como Missão formar psicólogas e psicólogos, docentes, pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com os princípios democráticos e ético-políticos da ciência e da profissão em Psicologia e com as realidades social, econômica, educacional, cultural, política e ambiental do país; profissionais detentores de uma formação crítica, diversificada e abrangente, articulada ao ensino, à pesquisa, à cultura e à extensão sobre sólidas bases conceituais e metodológicas, para atuar no ensino, na geração e disseminação da pesquisa, produção científica, atendimento à comunidade e políticas públicas, visando enfrentar as desigualdades e promover a melhoria da qualidade de vida, colaborando para a definição, conquista e acesso a direitos, nas esferas da saúde, educação, justiça, assistência social e cultura.

Apresentamos, neste site Comemorativo dos 50 anos do IP–USP, as atividades que a Comissão dos 50 Anos do IP, aprovada pela Congregação, preparou para este ano de 2020, que contará com ações no campo da Memória, da História por meio de publicações, exposições, lançamento de livro, conferências, workshops e Sessão Solene a ser realizada no dia 08 de maio p.f., no Auditório Carolina M. Bori.

Convidamos a todos e todas a conhecerem um pouco mais do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, da trajetória de seus construtores, de suas conquistas e de perspectivas para o futuro da ciência e da profissão.

Contamos com sua participação!